top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Sarmento

Betão translúcido - Litracon

Acompanhando o desenvolvimento e a construção sustentável, o arquiteto húngaro, Áron Losonczi, apresentou pela primeira vez em 2001, o betão translúcido.


Este betão surgiu da mistura de fibra de vidro com cimento, agregados, aditivos e água, permitindo a passagem de cerca de 70% da luz, tornando ideal a aplicar em fachadas de edifícios. Esta mistura inclui milhares de fibras óticas cujos diâmetros variam entre 2 μm a 2 mm, distribuídas em camadas.




Principais características:

  • Disponibilidade: Blocos e painéis pré-fabricados

  • Constituição: Fibra ótica, betão

  • Acabamento: Brilhante / Escovado

  • Tamanho máximo: 1200 x 400 mm

  • Espessura: 25 a 200 mm

  • Resistência à compressão: ~25 MPa

  • Resistência à tração: ~4Mpa


O pequeno tamanho das fibras óticas permite que se misturem homogeneamente, tanto na sua estrutura interna como nas superfícies, formando um novo material.


Este material é mais maleável e impermeável que o betão tradicional, além de ter uma maior resistência ao fogo. Aliadas à sua resistência, estas características dificultam o aparecimento de infiltrações e fissuras.


O betão translucido permite uma economia energética, visto que cerca de 30% do gasto energético é em iluminação, apresentando também propriedades fungicidas, ideais para hospitais, clínicas e laboratórios.



O Litracon Classic® foi listado entre as invenções mais importantes do ano de 2004 pela revista TIME. No entanto, o arquiteto Áron Losonczi continua a trazer inovações com o Litracon pXL®. Este betão utiliza uma unidade de plástico patenteada na sua constituição, em vez das fibras óticas. Com esta substituição e pela maneira industrializada de fabrico, pretende-se comercializar um novo material, com uma redução do preço comercial.


É possível a colocação de pontos de luz na superfície dos painéis pXL®, como pixels numa tela LCD, permitindo criar padões ou até mesmo logotipos.


O Litracon® e o Litracon pXL® podem ser aplicados em vários campos do design e arquitetura, como em fachada iluminadas, cortina de janela, divisória interna ou como decoração elemento em arquitetura de interiores. A lâmpada ambiente Litracube® é o primeiro produto de design próprio da empresa Litracon projetado pelo inventor.



As desvantagens deste material residem no elevado custo, assim como na falta de mão de obra especializada, sendo necessário um tempo significativo até os profissionais se ambientarem ao material.

Além disso, o material ainda não é reconhecido pelas normas técnicas atuais, sendo considerado como um produto com uso restrito apenas à decoração.





Fontes


447 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page