top of page
Buscar
  • Foto do escritorCatarina Gomes

Cantina nomeada para Obra do Ano

A cantina da Monteiro Ribas Indústrias, com Gestão e Fiscalização da AddBuilding, foi nomeada na categoria de Arquitectura Industrial



A obra de 2020, concebida pela PF Architecture Studio e executada pela Coperage, consistiu na reabilitação de um edifício inserido em complexo industrial de 42000 m² junto à Estrada da Circunvalação.




O prêmio Obra do Ano, desenvolvido pelo quarto ano consecutivo pelo portal Archdaily, tem como objetivo reconhecer as obras que melhor representam a identidade dos seus contextos locais.


O complexo a concurso é composto por um conjunto de edifícios com destintas funções, desde produção a administração, e com diversos estilos de construção, evidenciando-se a disparidade nas escolhas estruturais a nível construtivo e dos materiais consoante o ano em que as reabilitações ocorreram.


A visão para a nova cantina foi altamente influenciada pelo desejo de proporcionar aos trabalhadores um ambiente de restaurante num espaço com capacidade para servir 350 a 400 refeições diárias. Contempla todos os acessos necessários para a circulação eficiente de pessoas com mobilidade reduzida e distingue-se ainda por um sistema de climatização proveniente do aproveitamento da energia produzida pelas unidades de produção.


A empresa Monteiro, Ribas Industrias - S.A. foi criada no séc. XIX e adaptou o seu modelo de negócio orientando-o para a produção de embalagens flexíveis, assumindo uma postura ambientalmente consciente que se verifica de resto nas constantes intervenções aos edificios do complexo ao longo dos anos, num esforço de reabilitar em vez de construir.


O resultado da mais recente intervenção é uma construçao funcional, limpa e panoramica, priveligiada pelas paredes de vidro e envidraçados e pelos métodos de ventilação naturais nas fachadas nascente e poente. A madeira Hard Maple pontua a composição com ânimo orgânico, conferindo temperatura às zonas mais cruas.


A AddBuilding prestou o serviço de Gestão e Fiscalização de Obra e Coordenação de Segurança em obra.


Para solicitar orçamento ou aconselhar-se com um dos nossos técnicos, pode contactar-nos através do email geral@addbuilding.com ou através do formulário.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page