Catarina Gomes
Porque deve investir num Manual de Manutenção
Saiba porque cada vez mais condomínios estão a investir em Manuais de Diretrizes para manutenção preventiva
Após a construção / reabilitação de um edifício, os proprietários e habitantes podem experienciar um falso sentido de segurança devido às garantias de construção. Mas isso não isenta a necessidade de uma política de manutenção preventiva para salvaguardar o investimento.
São várias as causas que justificam a necessidade de intervenções periódicas além do envelhecimento natural: a má conceção e as deficiências relacionadas com a errada aplicação de materiais são preponderantes, evidenciando cada vez mais a importância das vistorias periódicas para apurar eventuais responsabilidades de correção.
Os processos de obras no condomínio caracterizam-se normalmente por consultas diretas a empreiteiros que apresentam soluções de diverso cariz técnico mas que nem sempre abrangem o edifício de forma integrada e coerente. A metodologia empregue, por norma, implica sobrecustos, e não significa necessariamente a resolução a longo termo.
Mais, a incorreta atuação em tempo útil pode levar ao agravamento dos problemas detetados pelos condóminos.
O serviço de peritagem técnica está a ganhar tração pois oferece soluções adequadas de intervenção preventiva e corretiva, tendo em conta as mais rigorosas normas técnicas e as necessidades observadas, garantindo dessa forma uma correta optimização e aplicação do investimento.
A Peritagem ao longo da vida do Edifício