A Add Building foi responsável pelo lançamento do concurso de empreitada, assim como pela gestão, fiscalização e coordenação de segurança da obra cujo objetivo era a reabilitação de um edifício destinado a habitação coletiva na Rua da Torrinha, no Porto, num investimento de mais de 1,6 milhões de euros, para a criação de 21 apartamentos, que agora se conclui.
A empreitada foi levada a cabo pela DST e consistiu essencialmente na demolição integral do edifício, com exceção da fachada principal, procedendo à criação de todas as infraestruturas necessárias, assim como à conservação, tratamento, reparação ou substituição dos elementos construtivos a manter, de acordo com o projeto da autoria da NN Arquitetura.
Dos trabalhos executados é possível destacar-se a demolição controlada do interior do edifício, que garantiu a conservação da fachada principal e constitui um desafio de contenção estrutural de referência.
Esta intervenção foi promovida pela Add Building e preconizada e executada pela DST, por forma a garantir a segurança estrutural dos edifícios contíguos e da própria fachada principal.
Para tal foram usadas treliças e cabos de aço que foram sendo removidos apenas após a reabilitação de todas as paredes pré-existentes e à medida que eram executadas as novas lajes em betão armado, material que passou a estruturar todo o edifício.
Neste processo a Add Building geriu todas as decisões e intervenientes e fiscalizou a execução de todo o trabalho, de acordo com planeado.
Após a reabilitação, o edifício que originalmente possuía 4 pisos, passou a ter 5, acomodando 21 apartamentos (T0, T1, T2 e T2 duplex), possuindo ainda um grande logradouro nas traseiras, destinado a estacionamento dos utilizadores das frações, assim como um pequeno espaço para recreação.
Seguem-se algumas fotografias do estado final da obra.
Commentaires