top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Sarmento

Add Building convidada a projetar a reabilitação do edifício Lumière, no Porto

Atualizado: 25 de jan. de 2019

No âmbito de um processo de reabilitação interior das galerias Lumière, no Porto, a Add Building foi convidada a fazer o lavantamento e diagnóstico das patologias do edifício, culminando no projeto de reabilitação da envolvente.


Perspetiva interior das galerias

O estudo consistiu em analisar todo o edifício e identificar as suas maiores carências presentes e futuras, tanto ao nível das coberturas, como das fachadas.

Após análise de todas as patologias ou sistemas futuramente comprometedores para a correta utilização do edifício, a Add Building desenvolveu o projeto de reabilitação.

Neste tipo de projeto, não se prevêem alterações significativas ao nível da arquitetura do edifício, mas apenas aos sistemas construtivos, detalhando-se, por isso, os sistemas de impermeabilização, rufagens, caixilharias, rebocos, etc.



Perspetiva exterior das galerias

Ao nivel das fachadas de ambos os blocos que constituem o edifício, foram identificados problemas de delaminação nos elementos em betão, uma degradação avançada do revestimento dos painéis em alumínio e uma desadequação das caixilharias existentes face aos requisitos atuais de conforto e regulamentação em vigor.


As coberturas e terraços apresentavam pequenas infiltrações, representativas de fragilidades nos sistemas de impermeabilização, pelo que foram estudadas soluções de reabilitação global com recurso a impermeabilizações betuminosas e soluções pontuais de reforço da impermeabilização com recurso a membrana líquida à base de poliuretano da ENKE.


Pormenores construtivos diversos

As 56 claraboias individuais que constituem a grande claraboia central sobre a galeria encontravam-se em elevado estado de degradação, sendo, por isso, recomendada a sua substituição por sistemas mais duradouros e termicamente mais evoluídos.

Esta análise teve o apoio da VELUX, especialistas no fabrico de janelas de claraboias..


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page