top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Sarmento

Add Building promove ensaios Pull-off

Atualizado: 28 de fev. de 2019

No âmbito da verificação da qualidade de aplicação do novo revestimento em edifício em frente ao hospital S. João, a Add Building promoveu a realização de ensaios destrutivos de extração de cerâmicos. Veja o vídeo do ensaio!



Em 2017 a Add Building foi convidada pela administração do condomínio a diagnosticar o estado construtivo do edifício S. João II.

Um das principais patologias que levaram à requisição dos serviços da Add Building foi o destacamanto generalizado do cerâmico que revestia as fachadas.


Neste sentido, a Add Building diagnosticou o edifício, tendo concluído que as principais razões para a queda do cerâmico se prendiam com a ausência de betumação de juntas e a consequente degradação precoce do reboco de suporte. Por esta razão, o projeto desenvolvido teve como premissa principal a remoção do cerâmico, execução de novo reboco armado, colagem de novo cerâmico e betumação das juntas.


Durante a execução dos trabalhos a Add Building verificou que a empresa empreiteira deixava a argamassa de colagem do cerâmico várias horas no balde após a sua amassadura. Apesar das fichas técnicas dos produtos aplicados (Mapei) o permitirem, atendendo à delicadeza do assunto, foram solicitados testes de extração do cerâmico em áreas aleatórias para comprovar a sua correta aderência.


Foram então realizados 6 ensaios pela equipa da Mapei, tendo os resultados sido satisfatórios, com valores de cedência entre 600kPa e 1400kPa. Acresce que o tipo de rotura foi sempre pelo reboco e não pelo cimento-cola, o que indica que os cerâmicos estão devidamente colados ao suporte.

Note-se que o valor de referência sugerido pela bibliografia da especialidade são 500 kPa.



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page