top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Sarmento

Células solares geram energia do sol e da...chuva!

Investigadores chineses poderão ter chegado a um resultado inovador no desenvolvimento de uma célula solar “híbrida”, que gera energia através do sol, assim como através de gotas da chuva.


Na produção de energia renovável, os painéis fotovoltaicos são considerados uma excelente opção, no entanto, os dias de chuva ou nublados são considerados como “perda de dinheiro” para quem adquire painéis fotovoltaicos.

Com o intuito de solucionar o aproveitamento deste recurso natural, uma equipa de investigadores chineses poderão ter chegado a um resultado inovador no desenvolvimento de uma célula solar “híbrida”, que gera energia através do sol, assim como através de gotas da chuva.


Para este novo conceito, a equipa precisou de alterar a filosofia de utilização dos nanogeneradores eletrostáticos triboelétricos (TENG), conseguindo desta forma que a energia mecânica das gotas de água fosse convertida em eletricidade. Esta célula destaca-se pela sua simplicidade e leveza,



No entanto, esta célula ainda não consegue extrair a energia da chuva e do sol em dias em que ocorram os fenómenos em simultâneo. Esta “incapacidade” deve-se ao facto do fenómeno não ser muito frequente, estando ainda a ser estudada a sua resolução.



Fontes

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page