Add Building faz diagnóstico a edifício após explosão em garagem

Atualizado: 25 de jan. de 2019

No dia 9 de Setembro de 2018, um incêndio deflagrou na garagem de um edifício na Rua Pedro Hispano, no Porto, tendo consumido seis carros e provocado a explosão de um deles.

A Add Building foi convidada a fazer o levantamento e diagnóstico dos danos no edifício.


Local do foco do incêndio e explosão do veículo

A localização e duração do incêndio afetou em grande escala a laje em betão sobre o foco do incêndio, deixando as armaduras das vigotas expostas e, por isso, sem capacidade resistente; por este motivo, sugeriu-se o escoramento da laje.


As vigas contíguas à laje também foram fortemente afetadas pelas altas temperaturas, mas a espessa camada de reboco (entre 1,5 e 3mm) terá protegido o betão, evitando danos de maior escala. As lajes contíguas a estas vigas também estiveram sujeitas a elevadas temperaturas, no entanto o dano foi de menor escala, não se antevendo necessidade de reforço especial.


Perspetiva da garagem após o incêndio

Toda a garagem ficou submetida a elevadas temperaturas, levando ao amolecimento dos tubos de drenagem residual em PVC, suspensos no teto, e dos tubos e cabos elétricos. Ambas as instalações ficaram fortemente afetadas, levando ao seu mau funcionamento (no caso das hidráulicas) ou mesmo paragem total (no caso das elétricas).


O fumo espalhou-se por toda a garagem, contaminando os rebocos e pinturas de paredes, tetos e portas metálicas com fuligem, apenas removível com a utilização de químicos específicos.


Seguir-se-à a elaboração de um projeto de reforço dos elementos estruturais afetados para então se proceder à reabilitação integral da garagem.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo