Pedro Sarmento
Reabilitação da Junta de Freguesia da Foz do Douro
Add Building faz a gestão e fiscalização da obra de reabilitação do antigo edifício da Junta de Freguesia da Foz do Douro.

Destinado a servir de instalações à sede da Junta de Freguesia da Foz do Douro, o edifício sito na Rua de Corte Real nº 25, sofreu, durante a sua história, diversas ampliações e remodelações.
Após a fusão das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, deixou de ser a sede da União das Freguesias (UF), embora se tenha mantido operacional até à abertura do Espaço do Cidadão, no Mercado da Foz.

Atendendo às suas reduzidas condições de conforto e à crescente degradação do edifício, a UF decidiu reabilita-lo, passando esse projeto, da autoria das Arquitetas Luísa e Maria Souto de Moura e do gabinete AB Projetos, por redesenhar o seu interior e recuperar o exterior, com vista a melhorar as condições de conforto térmico e acústico, aumentar a segurança do próprio edifício e favorecer a sua funcionalidade.
A obra, a cargo da empresa OFM, teve início em Janeiro do corrente ano, tendo-se encontrado um edifício com diversos tipos de debilidades construtivas, tais como falta de isolamentos térmicos e acústicos, caixilharias sem as condições mínimas de estanquidade, cobertura permeável à água em diversos pontos, fissuração diversa e degradação estética dos revestimentos interiores e exteriores.
A acrescer a estas anomalias, após as demolições, tem-se vindo a verificar a debilidade das alvenarias (algumas delas com funções estruturais), do solo de fundação e da estrutura da cobertura em madeira.

Verificou-se ainda que o edifício foi originalmente construído no início do séc. XX, embora tenha sofrido 2 ampliações de qualidade muito questionável.
Por estes motivos, o projeto contempla uma renovação de todo o interior, com a redistribuição dos espaços, novas estruturas de suporte do edifício, novas infra-estruturas, novos materiais de revestimento, novos equipamentos e a possibilidade de acesso de cadeiras de rodas a todo o edifício.

A Add Building tem tido, para além da fiscalização propriamente dita da obra, uma função de suporte técnico à equipa projetista, onde a sua experiência e conhecimento da área da reabilitação são uma maior valia.
Face a sucessivas "surpresas", à medida que as demolições progridem, surgem novas necessidades que exigem resposta quase imediata para não condicionar o desenvolvimento da obra e os prazos estipulados.

São disso exemplo:
- nova estrutura em betão armado, para suporte da cobertura;
- reforço das fundações;
- nova estrutura da cobertura em madeira lamelada.

Atendendo a tantas surpresas, tem sido feito um esforço conjunto de todas as equipas envolvidas, desde o Dono de Obra, à equipa projetista e empreiteiro, para otimizar ao máximo as soluções construtivas, tendo em conta os objetivos fundamentais do projeto - a qualidade do resultado final e a economia de recursos.