Buscar
  • Pedro Sarmento

Mercado da Foz aberto para obras!

Atualizado: 8 de out. de 2019

No passado dia 12 de Agosto deu-se início à empreitada de revitalização do Mercado que consiste na substituição integral da cobertura antiga e da rede de alimentação elétrica de todo o espaço.


Modelação tridimensional do aspeto final do projeto

O projeto foi desenvolvido pelo atelier de arquitetura MOMO e pelo gabinete de engenharia Uniplan, consistindo, mais concretamente, na substituição da cobertura existente em chapa de fibra de vidro e treliças metálicas muito degradadas, por uma nova estrutura em tubulares de aço pintado suportando painéis envidraçados, à semelhança do já executado no topo Norte do Mercado.


Foi ainda projetada uma nova rede de alimentação elétrica e de telecomunicações perfeitamente integrada na nova estrutura e dimensionada de acordo com as atuais e expectáveis futuras exigências do Mercado. A segurança contra incêndios e a drenagem pluvial foram temas também estudados e assegurados pelo atual projeto.


Modelação tridimencional do interior de um corredor

Em meados de Março de 2019, a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde solicitou à Add Building apoio na revisão, compatibilização e otimização do projeto até então desenvolvido.


Neste contexto e após um cuidado estudo aos projetos de arquitetura, estruturas, instalações elétricas, telecomunicações, SCI e águas, a Add Building propôs um conjunto de medidas que visavam a redução do custo da obra, sem penalizar o programa e a qualidade final do projeto. Assim, foi possível enquadrar a empreitada no orçamento disponível e dar seguimento ao concurso de empreitada.


Aspeto do Mercado em Agosto de 2019

A empreitada iniciada em Agosto tem a particularidade de se desenvolver com o Mercado aberto ao público. Por isso, foi necessário construir uma plataforma de trabalho em todo o espaço que possibilitasse a execução da obra por cima e a circulação do público por baixo, em segurança!


Aspeto do Mercado com o estaleiro montado (Setembro de 2019)

Atendendo a esta particularidade, a Add Building enquanto fiscal e coordenadora de segurança em obra tem imposto um conjunto de medidas regulamentares e adaptadas à situação concreta, das quais se destacam:

  • Colocação de sinalização necessária;

  • Colocação de guarda-corpos e rodapés na zona dos trabalhos;

  • Condicionamento do acesso à cobertura;

  • Proteção das escoras de suporte da plataforma de trabalho;

  • Iluminação da zona de passagem nos corredores;

  • Controlo do tipo de trabalhos em função da hora do dia;

  • Controlo da limpeza e arrumação do estaleiro;

  • Controlo das empresas e trabalhadores em obra.


Vista superior do estaleiro

Esta empreitada é a 2ª fase de uma programa de revitalização do Mercado, iniciado em 2014, e acontece no ano em que o Mercado comemora 75 anos de existência.


Após conclusão das obras, prevista para a primavera de 2020, o Mercado contará com a atual oferta acrescida de mais espaços da mesma natureza, uma melhor iluminação, uma redução dos custos de manutenção e eletricidade (graças à nova cobertura envidraçada), melhores condições de habitabilidade e segurança dos utentes e dos comerciantes e uma estética atualizada.


Modelação tridimensional da estrutura projetada


272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo