O Papel do Coordenador de Projeto

Saiba porque deve investir num profissional de Coordenação


Por Marta Almeida, Coordenadora de Gestão de Projeto


“Os seus honorários são um pouco mais elevados! Pode explicar porquê?”

“Reuni uma equipa que faz os projetos com honorários muito mais reduzidos!”

“Posso só contratar os projetos sem a coordenação?”

“Se a coordenação de projeto é impor ritmo aos projetistas, eu posso fazer!”



No âmbito de coordenação de projeto, já ouvimos estas questões várias vezes. É importante reforçar que um Projeto rigoroso garante o sucesso da execução. Este não é o serviço em que deve poupar.


O artigo deste mês tem como principal intuito esclarecer quais são, efetivamente, as funções de um coordenador de projeto e como o seu papel é fundamental durante a conceção de um projeto.





Primeiramente, importa referir que o coordenador de projeto é o técnico que melhor conhece o processo e por essa razão deve ser “incluído” desde a fase de estudo prévio de arquitetura. Este técnico atua como consultor de engenharia, quer na definição volumétrica do edifício quer para apoio ao cumprimento da legislação aplicável.


A principal função do coordenador de projeto é satisfazer as necessidades do cliente, orientando-o sempre na gestão de expectativas de ordem económica e de ordem temporal, nomeadamente do budget da obra e dos “timings” de análise dos processos nas entidades.


Satisfazer as necessidades do cliente é sinonimo de “antecipação de problemas”. Quem nunca se deparou em obra com uma viga alta que atravessa uma porta; com uma conduta de hidráulicas que “não cabe” no espaço de teto falso; com um ventilador de AVAC que não está a ser alimentado no projeto de eletricidade? Situações de incompatibilidade de projeto correspondem nos dias de hoje a uma percentagem demasiado elevada de atrasos em obra e trabalhos a mais. O coordenador de projeto é o responsável pela assemblagem de todas as especialidades de engenharia, permitindo a compatibilização entre estas e a arquitetura.


“Mas então se eu contratar um coordenador de projeto, é garantido que não vão existir erros?”


Haverá sempre erros. No final do dia, são seres humanos que estão a desenvolver o seu projeto.


Contudo, o coordenador, conhecendo melhor que ninguém o processo no seu todo, tem a capacidade de “antecipar problemas”, permitindo um planeamento mais eficaz que evite consequências significativas em obra.


Por fim é importante referir que o coordenador atua em representação do dono de obra, e planeia a obra como se para si mesmo, focado a todo o tempo para encontrar soluções que promovam o seu “sonho” tal como o imaginou.


----


A Add Building presta serviços de Coordenação de Projeto, Elaboração de Projetos de Execução de Arquitetura e Engenharia, e Revisão de Projetos de Licenciamento.


Para solicitar orçamento ou aconselhar-se com um dos nossos técnicos, pode contactar-nos através do email geral@addbuilding.com ou através do formulário.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo