top of page
Buscar

Obra do Mês – Vilar


Por: Marta Almeida, Gestão de Projeto


Este edifício multifamiliar com intervenção prevista para alteração e ampliação do edificado existente para fins de habitação coletiva, solicitou os serviços de Levantamento de Estado dos Edifícios Contíguos e Projetos de Engenharia e Arquitectura. Neste momento está a decorrer a Gestão e Fiscalização e a Coordenação de Segurança em Obra.


Este processo chegou à AddBuilding em fase projeto, com os projetos de arquitetura e especialidades aprovados na entidade camarária. Foi-nos adjudicada a Coordenação de Projeto e a Elaboração dos Projetos de Execução de Arquitetura e Especialidades.


Esta primeira fase veio comprovar a importância da coordenação de projeto, como tivemos oportunidade de apresentar em anteriores publicações de Obras do Mês. Num programa de volumetria, nº de frações e áreas já aprovadas, foi um desafio a reorganização arquitetónica pois tivemos de trabalhar para criar espaços que fossem ao encontro das necessidades do cliente final, incorporando sincronicamente todas as especificidades dos projetos de especialidades - como os espaços técnicos, isolamentos e equipamentos.


A fase de projeto foi bastante importante para preparar e antecipar a fase de obra, permitindo que todos os regulamentos estivessem em cumprimento sem pôr em causa a identidade pretendida para o edifício.



Legenda: Colonização biológica




Aquando das visitas para apurar-se o estado dos edifícios contíguos verificou-se que o edifício a reabilitar se encontra em estado de ruína, com fachadas parcialmente demolidas ou colapsadas. Era possível identificar-se paredes erigidas sem lajes, e existência de vegetação sem cuidados na generalidade do terreno.


Além de alguma colonização biológica nas fachadas não se reportaram danos, encontrando-se as frações visitadas em bom estado de conservação.


Legenda: Parceiro FL Construções é responsável pela empreitada



Neste momento decorre a fase de obra em que o nosso contributo passa pela Gestão e Fiscalização da Obra e pela Coordenação de Segurança no Trabalho. No âmbito do ultimo, procedemos à elaboração do Plano de Segurança e Saúde, Aprovação dos Procedimentos de Segurança promovidos pelo Empreiteiro, e promoção do envio de toda a informação necessária às entidades competentes, responsáveis pelo controlo do cumprimento do normativo laboral - como a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho).


O facto de ambos os departamentos serem centralizados na mesma empresa salvaguarda o investimento do cliente. O foco constante é a optimização da obra, que exige que todas as situações de impasse durante a construção sejam resolvidas de forma orgânica, com o esforço e o empenho voltado sempre para a solução, não para o problema.

Se tem dúvidas sobre as várias fases de um processo de conceção-construção, não hesite em falar connosco.


----


A Add Building presta serviços de Levantamento e Diagnóstico de Patologias, Elaboração e Revisão de Projetos de Reabilitação, assim como a Análise de Propostas ou Concurso e Acompanhamento Técnico da Empreitada.


Para solicitar orçamento ou aconselhar-se com um dos nossos técnicos, pode contactar-nos através do email geral@addbuilding.com ou através do formulário.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page